domingo, 28 de fevereiro de 2010

Bullying_ sugestões de leitura

Nesta seção damos dicas de livros que têm relação com a proposta do projeto. Servem para embasar teoricamente os envolvidos nos projetos anti-bullying.
fonte: http://www.diganaoaobullying.com.br/secao_dicas/livros.htm
História de Ishmael Beah, menino-soldado em Serra Leoa, que foi resgatado pela UNICEF. Veja notícia relacionada.
Bullying: estratégias de sobrevivência para crianças e adultos
Autor: Jane Middelton-Moz e Mary Lee Zawadski
Editora: Artmed

Em um dos poucos títulos a explorar o bullying, da infância à idade adulta, as autoras deste livro oferecem uma valiosa ajuda: usam estudos de caso sobre os ibullies e suas vítimas para chegar ao centro do problema, examinando os aspectos de hostilidade explícita e proporcionando um plano para dar um fim a ele. Uma mensagem de Sally Prefácio 1. Saindo da negação 2. Encontrando o caminho: um manual de estratégias de sobrevivência 3. A formação de um bully: suas próprias histórias 4. Bullies brincado 5. Bullies em relacionamentos 6. Bullies no local de trabalho 7. Chegando ao bullies 8. Não mais silenciosos

Fenômeno Bullying: Como Prevenir a Violência nas Escolas e Educar para a Paz. Resultado de um extenso trabalho de pesquisa da autora Cleo Fante, educadora e estudiosa comprometida das questões educacionais, é de leitura recomendada para educadores, gestores escolares, pais, psicólogos, sociólogos e para todos os leitores interessados pela temática da violência velada (oculta) ou explícita existente nos segmentos sociais, sobretudo nas escolas, que é seu foco de estudo.

Lançamento: “Violência na Escola – um Guia para Pais e Professores” (Imprensa Oficial, 264 págs., R$ 15), de Caren Ruotti, Renato Alves e Viviane de Oliveira Cubas, na quinta-feira (21/6, às 15h.

A obra apresenta um levantamento das formas assumidas pela violência no cotidiano escolar, resultante de pesquisa desenvolvida no Núcleo de Estudos da Violência da USP. O inventário abrange da não resolução de pequenos conflitos que fazem parte das dinâmicas das relações interpessoais presentes no ambiente até casos extremos de violência que interferem na rotina e no aprendizado.

Também são abordados temas como violência institucional, assédio moral(bullying) e alguns aspectos entre violência e as condições sociais e infra-estruturais tanto da escola como de seu entorno. Por fim, a obra relaciona e discute algumas experiências que podem servir como alternativas para reduzir essa violência.

Violação da Infância, Crimes Abomináveis, de Mariza Alberton. Reunindo suas impressões pessoais, aliadas a trechos da legislação, Mariza conduz o leitor através dos meandros da delicada questão que envolve os maus-tratos, o abandono, o descaso das autoridades com as crianças e os adolescentes. Em uma linguagem clara e simples, a autora traz algumas reflexões sobre a questão, além dos conceitos básicos sobre a violência contra os jovens e alguns procedimentos adotados por pessoas que se envolvem diariamente na luta contra esses abusos. A intenção de Mariza é servir de inspiração para que outros conselheiros, educadores, agentes de saúde e políticos reflitam sobre as políticas hoje empregadas no combate à violência contra crianças e adolescentes e o que pode ser feito para melhorar.
Garota Fora do Jogo, Rachel Simon. A cultura oculta da agressão nas meninas foi tema de profundo estudo da autora e cientista política norte-americana. Para ela, geralmente os meninos são o centro das atenções quando se fala no bullying, só que as garotas, apesar de não deixarem rastros de violência, apresentam em seu comportamento um tipo de agressividade indireta e dissimulada. Elas preferem usar a manipulação, a exclusão e a fofoca para causar sofrimento às suas vítimas. O problema é que essas atitudes podem passar despercebidas mesmo aos olhos mais atentos de pais e educadores.
Rachel atualmente é treinadora nacional numa fundação que combate a violência nas escolas americanas. Seu livro ficou várias semanas na lista dos mais vendidos do The New York Times.
Premiada obra de Ana Maria Machado trata da valorização e da beleza das diferenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário