domingo, 28 de março de 2010

Violência na escola é discutida em Cianorte e Sarandi




12/02/2010 18:00
As ações integradas para tratar da violência escolar, indisciplina, drogas e evasão foram apresentadas para a comunidade escolar de Cianorte e Sarandi. A ideia de levar um suporte pedagógico para professores e funcionários discutirem temas que estão presentes no cotidiano de muitos estudantes motivou a Comissão Interdepartamental de Enfrentamento a Violência na Escola da Secretaria de Estado da Educação a organizar debates neste mês no Norte do Estado.

As equipes das escolas estaduais Cora Coralina, do município de Sarandi, e Princesa Izabel, de Cianorte, participaram das atividades que abordaram formas de tratar a interferência da violência, de indisciplinas e evasão no processo de ensino-aprendizagem.

Sandro Cavalieri Savoia, coordenador dos Desafios Educacionais Contemporâneos, destacou que a estratégia de trabalho contou também com a utilização dos Cadernos Temáticos sobre Enfrentamento à Violência na Escola e Prevenção ao Uso Indevido de Drogas, lançados pela Secretaria em 2009, além das palestras de professores da Comissão Interdepartamental de Enfrentamento à Violência na Escola.

De acordo com Savoia, os participantes tiveram um consenso da importância de organizar um fórum permanente de debate. “O fórum permanente possibilitaria a articulação da Rede de Proteção Social dos Direitos das Crianças e Adolescentes”, explicou. Segundo ele, em Cianorte foi constituída uma comissão local para receber reivindicações e propostas para estruturar políticas públicas de atendimento às crianças e adolescentes.

A Comissão Interdepartamental de Enfrentamento a Violência na Escola é composta por professores dos departamentos da Educação Básica; Educação e Trabalho; Educação Especial e Inclusão Educacional; Diversidade e da Diretoria de Políticas e Programas Educacionais e o Núcleo Regional de Educação Área Norte.

Rosangela Acosta Zucco, diretora da Escola Estadual Princesa Izabel, de Cianorte, avalia positivamente o encontro. “Depois das discussões, vimos a necessidade de montar o fórum e de tentar aproximar pais de alunos para os debates”.

Segundo Marilda Alberton Leutz, técnica pedagógica da Coordenação de Gestão Escolar, a discussão possibilitou atender solicitações das escolas. “A Seed e os núcleos de educação subsidiam de forma teórica metodológica e legalmente todos os debates”. Para ela, o encontro atendeu alguns princípios da Seed. “Temos como norteador de nossas ações a promoção da educação de qualidade dentro de uma perspectiva de gestão democrática da educação pública”, ressaltou.

Participaram do evento de Cianorte, o secretário da Justiça e Cidadania, Jair Ramos Braga; representantes do Batalhão da Polícia Escolar Comunitária, do Centro de Atendimento Sócio Educativo de Cianorte, do Conselho Tutelar, do Grupo de Mútua Ajuda Amor Exigente, da Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria de Estado da Criança e da Juventude e a organização não governamental sobre drogas e do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário